R$30,00
Descrição
Preparando o II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais, antes, portanto de dezembro de 2017, iniciamos a publicação de um conjunto de livros intitulado “Coleção Campos Conceituais”.
Aprender é uma característica essencial do ser gente, portanto, é um direito e um dever de todos.
Porém, há aprendizagens que só se fazem com sistematização e organização que só a escola oferece, dada sua complexidade. Assim, cabe à escola um papel relevante na oportunizarão dessas aprendizagens garantido um dos alicerces democráticos que é o acesso ao poder dos saberes.
Nos tempos de caos que estamos vivendo cabe perfeitamente na “Coleção Campos Conceituais” um volume sobre Democracia e Educação, que ora apresentamos.
O primeiro capítulo é a reedição de um texto muito especial, “Democracia s.f.1. sociedade onde todos aprendem”. Sua força parece vinda do fato de que ele foi produzido para o II Fórum Social Mundial, que teve lugar em Porto Alegre em 2002. Escrever tem uma potencia indiscutível e para quem se escreve imprime uma amplitude maior ou menor de um texto. Escrever para o mundo presente ou que acompanhava o Fórum Social Mundial deve ter me inspirado de forma muito rica. Eu mesma ao reler meu texto me encanto com sua capacidade de síntese e com sua clareza sobre os princípios básicos de uma didática libertadora das amarras da ignorância. E a linda edição deste texto que o Geempa fez está esgotada. Reeditá-la é um imperativo para aumentar a chance de democratização tão esperada na área da educação.
No segundo capítulo, ineditamente é divulgada uma síntese da primeira alfabetização pós-construtivista que aconteceu na Vila Santo Operário. Ela foi a semente da frondosa árvore da alfabetização de muitos outros alunos no Brasil e na Colômbia com essa proposta didática tão radicalmente eficaz.
Seguem este segundo capítulo, cinco textos em que facetas especiais da democracia são enfatizados, a saber o prazer, a construção da sensibilidade, a terrível busca de invisibilidade pelos analfabetos adultos a barbárie da desqualificação de alguns segmentos da nação por uma classe dominante e o papel insubstituível da escola para alicerçar democracia.
Como nas duas primeiras publicações desta Coleção, nesta terceira “Democracia e Educação em Tempos de Caos” cada capítulo é precedido e sucedido de uma ficha didática, que busca oportunizar o melhor aproveitamento de sua leitura. Que ela seja feita e refeita mais de uma vez, como nos sugere Sara Pain, certos de que estão acompanhados por nosso desejo da mais profunda comunicação, a qual nos leve a ampliar o vinculo entre Educação e Democracia. Esther Pillar Grossi. 124 páginas.
Informação adicional
Peso | 313 g |
---|