R$30,00
Descrição
Queridos Leitores
É com a mais viva satisfação que apresento o primeiro volume da Coleção CAMPOS CONCEITUAIS, a qual vem a público no ensejo do II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais.
A riqueza dessa teoria e sua fecundíssima utilidade para a produção de aprendizagens é a motivação para o lançamento desta coleção.
O doutor Gérard Vergnaud escreveu várias dezenas de textos sobre a oportuna elaboração dessa teoria, em francês e em inglês. Faz-se necessaríssima sua aparição em português para atender a demanda de um punhado significativo de interessados em lê-los em nossa própria língua.
Este primeiro volume da Coleção Campos Conceituais traz quatro textos. Duas entrevistas do professor Gérard à Revista Novedades Educativas de Buenos Aires. A primeira foi publicada na Argentina em 1995 e a segunda republicada pela Revista Pátio de Porto Alegre, em 1998. Elas são seguidas por um pequeno texto intitulado “A Teoria dos Campos Conceituais” de maio de 1989, que pode ser considerado como uma pré-estréia do batismo de suas ideias como “Teoria dos Campos Conceituais” as quais foram explicitadas e formalmente apresentadas em 1990.
Por fim, temos o que Gérard Vergnaud escreveu em 2016 para e sobre mim, quando das comemorações dos meus 80 anos, às quais ele gentilmente compareceu em Porto Alegre.
Nas entrevistas, o Doutor Gerárd Vergnaud é questionado centralmente sobre sua filiação às ideias de Jean Piaget e de Lev Semenovitch Vygotski. Gérard diz que, dentre as elaborações de um e de outro, ele se serviu apenas daquelas que lhe pareceram pertinentes, assim, como Piaget e Vygotski também fizeram com outros pesquisadores. Portanto, ele restringe sua filiação e aponta para aspectos dos quais ele discorda, tanto em Piaget como em Vygotski, apesar de seu reconhecimento à contribuição importante de ambos para as ciências do aprender.
Na entrevista intitulada “A didática é uma provocação” ao lado da explicitação de seus vínculos com Piaget e Vygotski ele apresenta elementos básicos da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e suas relações com o ensino nas escolas. Alem disso, define as relações entre Psicologia Cognitiva e Didática de modo muito oportuno.
Na segunda entrevista, ele volta a ser questionado sobre suas filiações e sobre suas rupturas com Piaget e Vygotski, bem como sobre as articulações da TCC com a Didática da Matemática.
Em ambas ele é claro como só é possível ao responder perguntas.
No terceiro capítulo deste livro encontramos algumas das ideias básicas da TCC de forma muito sintética, mas muito direta e prenunciadora de maiores explicitações em vários de seus textos posteriores.
No quarto e último capítulo Gérard escreve sobre uma essencialidade em sua trajetória de pesquisa – a sala de aula como lócus primordial de estudo. A sua presença no dia-a-dia foi essencial para que ele elaborasse teoria tão rica e tão verdadeira.
Da mesma forma esse texto sobre minha trajetória enfatiza o segundo pólo de suas preocupações investigadoras: a necessidade de atualizar professores naquilo que há de novo em didática promovendo amplos momentos para isso.
Esta coleção é singular também pela incorporação de fichas didáticas em seu interior. Cada capítulo é precedido de uma provocação a respeito do que ele contém.
Uma vez que se aprende a partir de situações, primeiramente em fase operatória, justifica-se a proposta de uma tarefa escrita antes de cada leitura. Tarefa que visa também estimular desejo de ler o que está sendo publicado.
É previsível que ao realizar as tarefas antes da leitura do texto, seus desempenhos não sejam os adequados. Após ler cada texto, refaçam essas tarefas didáticas e confiram seu desempenhos com as soluções adequadas que se encontram no encarte.
Fico com inveja de quem dispõe de uma entrada nas ideias complexas da Teoria dos Campos Conceituais da forma suave como é proposta nesta publicação.
Gostosa leitura e bom enfrentamento nas tarefas prévias, bem como muita aproximação com as soluções adequadas. Esther Pillar Grossi. 85 páginas.
Informação adicional
Peso | 243 g |
---|---|
Dimensões | 5 × 5 × 5 cm |